Fale conosco
(51) 99773-7825
E-mail
ecotrip.rs@gmail.com

O que levar em viagens de trilha?

julho 18, 2022

Sabemos que essa é uma dúvida muito frequente de viajantes iniciantes. Por isso, reunimos algumas dicas de itens básicos que devem ser levados em viagens de trilhas. Vem ver:

 

  • Água 

Sem dúvidas é um item imprescindível para quem deseja realizar uma trilha. Isotônicos também podem ser uma boa opção, visto que ajudam a hidratar e a repor sais minerais.

  • Protetor solar

Os danos causados pelo excesso de exposição ao sol podem ser imediatos ou a longo prazo. Por isso, esse item é importante até mesmo em dias nublados. O ideal é aplicar o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplizar a cada 2 horas.

  • Repelente

É provável que no local onde será realizada a trilha hajam insetos, alguns com picada mais incômoda que outros. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis que outras a certos insetos. Por isso é sempre indicado fazer o uso de repelente.

  • Boné, chapéu e óculos de sol

Pelo mesmo motivo do protetor solar, esses itens devem ser utilizados em viagens de trilhas e caminhadas, pois oferecem proteção extra quando estamos expostos ao sol.

  • Lanches leves

Quando realizamos atividades que exigem esforço físico (seja intenso, moderado ou leve) é necessário manter a hidratação e uma boa alimentação. Para isso, sempre indicamos alimentos leves, como frutas, biscoitos salgados, barra de cereal e sanduíches naturais. É indicado evitar alimentos gordurosos que possam causar mal estar.

  • Calçado e roupa extra

Um par de calçado e uma muda de roupa extra são itens necessários quando realizamos trilhas, pois podemos passar por dentro de rios e precisar caminhar em terrenos como muito barro, sendo necessário após o final da atividade tirar o calçado molhado.

  • Kit de primeiros socorros

Outro item importantissímo é um kit de primeiros socorros pessoal, com itens básicos como band-aid, gaze, esparadrapo, um frasco pequeno com álcool, um frasco pequeno com soro fisiológico e medicamentos que esteja acostumado a tomar (analgésicos, antiinflamatórios, antialérgicos e remédio para enjoo).

  • Sacola

Geralmente não existem lixeiras nas trilhas, por isso, é sempre importante levar uma sacola para guardar o lixo produzido durante a trilha, para quanto acabar a atividade levar de volta até uma lixeira. Lembrando que, seja lixo orgânico ou não, nunca deve-se descartar na natureza. “Da natureza nada se tira, além de fotos. Nada se leva, além de lembranças. E nada se deixa, além de pegadas.”

  • Papel higiênico

Lembre-se: você está entrando em um território natural, portanto nem sempre haverá um banheiro.

 

E por último, mas não menos importante…

  • Capa de chuva

Nem sempre conseguimos fazer aquela tão sonhada trilha em um dia de sol radiante. Como estamos na natureza e a chuva é um fenômeno natural, precisamos estar cientes que ela pode aparecer durante a viagem. Nem por isso precisamos nos abalar e comprometer todo o planejamento feito para o dia. Podemos aproveitar a oportunidade de observar a natureza de uma forma diferente. Observar o comportamento dos animais em dias de chuvas, observar as plantas, sentir essa energia. Para isso, prepare-se e coloque uma capa de chuva na mochila.

“DIGA SIM A NOVAS AVENTURAS.”

 

#EuCurtoEcoTrip

Whatsapp